terça-feira, 12 de novembro de 2013

ENTREVISTA DE CLÁUDIA DIMER

LUCIANA CARRERO* ENTREVISTA CLÁUDIA DIMER

Luciana Carrero: Cláudia, como e quando foi teu primeiro contato com a poesia?
Cláudia Dimer: Eu não tive um bom acesso à leitura, na infância e adolescência, devido às condições sociais. Comecei realmente a ler poesia quando adquiri um computador e acesso à Internet,  em 2006. Mas na infância lembro de que li, num livro escolar, uns poemas de Cecília Meireles e gostei muito. Comecei a escrever poemas com quatorze anos, e nunca guardei os originais. Assim foram perdidos.
L.C: Percebo que cultivas o soneto. Como foi tua familiarização com este gênero de origem bem anterior e fora de moda à época em que começou a escrever? Isto é: Onde aprendeste as formas e regras do soneto? Tiveste um professor, alguém que te influenciou?
C.D: Comecei a admirar o soneto na adolescência, e a chegar à conclusão de que é a forma mais bela de poesia, mas nunca tentei escrever um neste tempo, porque não conhecia as técnicas. Depois que tive acesso à Internet, descobri que era possível aprender as formas do soneto e a métrica, em “sites”, e foi o que fiz. Comecei a ler e a aprender as normas. Também entrei em uma comunidade do Orkut onde havia uns amigos que entendiam deste gênero, e dividimos o aprendizado.
L.C: Quais os sonetistas que leste e admiras?
C.D: Admiro Florbela Espanca, Auta de Souza, Vinícius de Moraes entre outros...
L.C: Já recebeste algum premio literário?
C.D: Já participei de um concurso de poesia, em minha cidade, e fiquei em primeiro lugar, conforme a categoria de escritores. Foi na categoria "Moradores de Eldorado do Sul"
Quem lançou este Concurso? Em que ano? Qual o prêmio que recebeste?
C.D: O concurso em que participei foi o "Concurso de Poesia Eldorado do Sul 25 Anos de Vida" em 8 de junho de 2013. Era um concurso de poesia em homenagem ao Aniversário da minha cidade. O prêmio foi a publicação da poesia vencedora em um livro com o  título: “Eldorado do Sul em Verso, 25 anos de vida”
L.C: Tens livro individual publicado? - Já participaste de antologia ou outra coletânea?
C.D: Não tenho livro publicado e nem participei de antologias , mas de coletânea, sim, sendo esta da publicação do poema vencedor.
L.C: És associada a algum grupo cultural?
C.D: Não estou associada a nenhum grupo.
L.C: O livro foi editado? Então tens o poema nele? Tens um exemplar do livro.
C.D: Sim, o livro foi editado e está a venda. Eu tenho dois exemplares que ganhei como prêmio, além de ter meu poema publicado. Quem organizou o evento foi a Prefeitura e a
Secretaria de Educação de Eldorado do Sul.
L.C: Podes recitar o poema premiado, agora?
C.D: Posso.
L.C: Então, vamos lá!
C.D: Soneto de Aniversário

Eldorado do Sul, cidade amada!
Nasceu num dia próximo do inverno,
Mas seu calor humano aquece terno
Como uma linda tarde ensolarada.

Ela emana alegria, vejo em cada
Cidadão seu, a paz de um brilho eterno.
Tem risos, esperança, amor fraterno,
Sempre ao trabalho e ao sonho dedicada.

Como irei presenteá-la neste dia?
Nesta minha singela Poesia
Oferto o coração erguido ao punho!

Parabéns por mais este oito de Junho!
Eldorado do Sul te adoro tanto!
Morada de ternura, amor, encanto...

L.C: Muito lindo. Belíssima inspiração.
C.D: Também tenho um soneto escrito em um livro do poeta Manoel Virgilio,
no livro "A terra em Agonia".
L.C: Mais umas perguntas:
Qual o teu grau de instrução?
C.D: Tenho a terceira serie do primeiro grau, ou seja, o terceiro ano do Ensino Fundamental.
L.C: Mas com toda esta bagagem cultural e esta inspiração privilegiada, então, és uma autodidata.
C.D: Acho que sim, tenho lido muito sobre poesia, atualmente.
L.C: Trabalhas fora de casa, tens filhos?
C.D: Sou casada, tenho três filhos. Trabalho por conta própria, faço artesanato e comercializo; também faço faxina e trabalho como babá em casa, mas nada de carteira assinada.
L.C: Quais teus planos na literatura e na poesia?
C.D: Não tenho muitos sonhos em relação à Poesia, acho muito difícil lançar e vender um livro de poemas.
L.C: Tens algum ancestral poeta ou escritor?
C.D: Não tenho ninguém na família, que seja poeta.
L.C: Qual o segredo para conseguir quase 5.000 amigos no Facebook?
C.D: Eu não entendo muito bem o que aconteceu no Facebook, pois no Orkut eu não recebia tantos pedidos de amizade, e aqui eu realmente fiquei surpresa com o carinho das pessoas, mas tive muita força de amigos, tive o carinho de Margot Vidal que fez uma página de poesias para mim, porque eu não sabia fazer. E o Poeta Jenário de Fátima também me indicou para os amigos, e me apoiou... Mas têm muitos amigos que me ajudaram compartilhando meus sonetos e, enfim, são muitos nomes que eu poderia citar...
L.C: Foi uma honra entrevistar-te para o Planeta da Poesia. Tens uma história de vida muito linda. Acho que vai dar uma bela publicação no Planeta. Mas, antes de concluir, qual a mensagem que poderias deixar aqui para os jovens que se iniciam nesta arte? Manda lá do fundo do coração.
C.D: Para quem está iniciando na Poesia, eu diria que em primeiro lugar deve escrever o que está sentindo, escreva com a alma, com o coração e a Poesia fluirá magicamente. É claro que quem deseja escrever sonetos clássicos, deve ler muito a respeito e sempre tentar aprender a forma correta. E eu ainda estou tentando aprender...
L.C: Qual o teu signo?
C.D: Meu signo é Sagitário. Obrigada amiga. É uma grande honra para mim dar entrevista ao Planeta da Poesia, e falar com você, uma grande escritora e poetisa.


Na foto, Cláudia Dimer, ao centro, de roupa marrom e cabelos pretos, na entrega do prêmio de primeiro lugar no Concurso do aniversário de Eldorado do Sul. Num dia 8 de Junho, com muito frio na cidade. Na sequencia, durante esta semana, estarei trazendo uma seleção de poemas desta que considero a maior revelação como sonetista brasileira no Século XXI.



*Luciana Carrero, Produtora Cultural, Reg. 3523 na Lei de Incentivo à Cultura – Secretaria Estadual de Cultura/RS.