quinta-feira, 27 de março de 2014

#Justin Bieber - Este menino canhoto não é de nada?


#Luciana Carrero*

Dias atrás, escrevi aqui e no Facebook, sobre a apresentação da Banda “Metallica”, na semana passada, em São Paulo. Falei desta como a cara madura do eterno-jovem gosto musical. Hoje, revendo notícias sobre esta banda, deparei-me com declarações de seus componentes à imprensa, no sentido de serem admiradores de Justin Bieber. A cara madura do Rock elogiando o, digamos assim, “cara-jovem funk internacional”.
Conheço da existência de Bieber desde que surgiu, mas só recentemente, em outubro de 2013, tomei contato com uma música sua, que pesquisei no Youtube, instigada por uma conversa de duas amigas aqui do Facebook que, de certo modo, o comparavam, não como cantor, mas como personalidade, a Luan Santana. Elas, no caso, falavam da arrogância de Bieber e da humildade de Luan. Então fui buscar uma música e, infelizmente o que encontrei foi um clip que considerei horroroso, sem nexo com uma melodia gutural que não vem ao caso. Desisti de ouvir o resto, do clip e da obra. Mas vi que ele era dotado de um sucesso fenomenal. Imaginei que ele não deveria estar nada preocupado, do alto dos seus milhões de dólares, com opiniões de “tupiniquins”. Até fiz uma brincadeira e respondi com uma foto-montagem numa imagem que encontrei de Bieber, de carinha preocupada, e escrevi a legenda: “Estou preocupado porque consideram-me não humilde. Acho que vou para o Brasil cantar funk na periferia”. Mais tarde, falei para mim mesma, que não tinha conhecimento suficiente para falar do funk. Vejam como uma coisa leva à outra: E fui novamente pesquisar. Na pesquisa por funk, encontrei verdadeiras pérolas de rara beleza, inspiração e arte musical, com destaque para o funkeiro “Emicida”, que é de quem vou falar, no meu próximo artigo. Na sequencia, instigada pela “Metallica”, fui dar uma reolhada no Bieber e encontrei o clipe “Boyfriend”. Considerei belíssima a performance musical e a qualidade da arte deste cantor. Podem discordar de mim, quem melhor entende, mas considerei Bieber um “funkeiro mundial”.
Justin Bieber nasceu em 1º de março de 1994. Este menino é um cantor e compositor de música Pop e R&B canadense. Em 2007 suas apresentações “cover” foram vistas no YouTube por Scooter Braun, que lhe proporcionou um contrato com a “Island Records”, iniciando carreira profissional em 2009, com o album de estréia “My World”, detentor de críticas positivas, e estreou na sexta posição da Billboard, vendendo 137 mil cópias durante sua primeira semana. Depois daí foi uma série de sucessos no mundo, recebendo importantes reconhecimentos no Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália, com importantes certificados, e estreou na primeira posição da “Billboard”, vendendo 283 mil cópias, em sua primeira semana. O segundo álbum “Under the Mistletoe” veio em 2011. Vendeu 225.000 cópias em sua semana de lançamento e estreou na primeira posição na Billboard, vendendo mais de dois milhões de cópias, em nível mundial. Em março de 2012 foi liberado o single "Boyfriend", que tornou-se um dos mais vendidos, no gênero, em sua primeira semana nos Estados Unidos, devido aos mais de 559.000 downloads pagos. A canção foi apontada pelos críticos como marco da transição de Bieber de artista teen para o mundo adulto. Em menos de um ano desde seu lançamento, já havia vendido mais de três milhões de cópias. O terceiro álbum de estúdio, “Believe”, aconteceu três meses depois, quando estreou na primeira posição em mais de quinze países.
Bieber foi nomeado como a estrela mais quente entre os artistas revelados pelo Youtube, na década. Lançou uma revolução na moda jovem, que é imitada por adolescentes do mundo inteiro, desde seu corte de cabelo, estilo de vestir, até bonés da marca “New Era”, e tênis coloridos. Em 2010 Bieber recebeu um pagamento de 53 milhões de doláres, tornando-se o artista adolescente mais bem pago do show bis, segundo a revista “People”. Isso por já ter vendido mais de quinze milhões de discos, mundialmente, desde 2009. Em 23 de novembro de 2012, Bieber foi premiado pelo Primeiro-Ministro do Canadá com a “Queen Elizabeth II Diamond Jubilee Medal”, que homenageia quem tenha feito uma contribuição significativa para cidade, território, região ou comunidade dentro do Canadá, ou uma conquista no exterior que tenha “trazido” crédito para o país.
Eu que, à primeira vista dissera: este menino canhoto (ele toca violão com a mão esquerda) não é de nada, voltei atrás, com a chamada de atenção da Banda Metallica, e, na nova pesquisa, encantada com a beleza do clipe “Boyfriend”. Não foi atoa que grandes organizações musicais no mundo investiram em Bieber, que é a eterna cara-jovem que surge para renovar e que os jovens do mundo inteiro, chamados teens, recebem com tanto entusiasmo. Nem sempre a primeira impressão é que fica. Fiquei com a atual. Curtam “Boyfriend”, no link do youtube:https://www.youtube.com/watch?v=4GuqB1BQVr4 


* Produtora Cultural, reg. 3523, LIC/SEDAC/RS