sábado, 19 de abril de 2014

#Aleluia

#Luciana Carrero


Aleluia é um brado de louvor a Javé (Deus). Usado também no sentido de ulular, com o significado de exultar de alegria, realização, júbilo, contentamento, graças pela boa sorte, que poderia também ser ao Senhor, por tribos africanas, onde se originaram os fundamentos do Candomblé. Portanto não é somente um termo pertencente a religiões fundamentalistas judaica, católica e/ou protestantes (cristãs). Muitas vezes, no meu Batuque e na Umbanda ouço esta palavra, que, nestes recintos, causa certa estranheza aos frequentadores. “Mas como? Os batuqueiros estão assimilando conceitos evangélicos?” - Claro que não. O termo é universal. Com certa coincidência, semelhança ou mesmo possibilidade de ter a mesma origem, que é louvar Deus, e ser utilizada por algumas religiões. Neste caso, não teria nada a ver com a paixão de Cristo, mas com os sentidos que deram origem ao vocábulo, explicados acima.
Embora a grande confusão, causada pelo sincretismo, Pai Oxalá nunca morreu na cruz nem ressuscitou. Aconteceu isto com Jesus, o judeu que deu origem ao catolicismo e cuja egrégora trouxe junto o antigo testamento, onde está o nefasto fundamentalismo. Hoje, os neo-fundamentalistas, bastante equivocados, cultuam a Jesus, que é do novo testamento, quando interessa apresentar ares da sua mensagem de libertação. E quando precisam dominar, oprimir, subjugar, escravizar, usam o antigo testamento. E nesta dicotomia vão construindo e impingindo sua doutrina aos incautos. Seriam os arautos do fim dos tempos? Aqueles que Jesus falou: “muitos falarão em meu nome”? – Os falsos profetas? Dá para pensar que sim, mormente quando o mal permeia e comanda em todos os sentidos. Mas só nos resta a esperança, esta que podemos, independentemente de religião, expressar, dizendo: “Aleluia”, um novo tempo há de chegar para livrar-nos de todas as opressões. Feliz Páscoa, vocábulo de origem hebraica que significa “passagem” e que foi apropriado como um dogma por religiões.
Então concluo, de modo secular: Feliz passagem! para tudo que precisa passar, para tudo que precisa evoluir, para a verdadeira liberdade que todos almejamos, para que possamos dar um grito universal de alegria e exultação ao ser humano como um todo. Aleluia!